INPD no 3º Encontro ANPD de Encarregados
- INPD

- há 2 dias
- 2 min de leitura

No último 19 de agosto, a DPO do Instituto Nacional de Proteção de Dados (INPD), Cathiani Bellé, participou do 3º Encontro ANPD de Encarregados (2026) – Proteção e governança em ação, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
O encontro reuniu profissionais e especialistas para discutir desafios atuais da proteção de dados e da governança, com debates sobre Inteligência Artificial generativa, incidentes de segurança, atuação estratégica do Encarregado, ECA Digital e proteção de crianças e adolescentes.
No painel sobre IA generativa, foram discutidos os desafios da governança de inteligência artificial, a mitigação de vieses e a importância de avaliações e auditorias ao longo de todo o ciclo de vida das soluções. Também ganhou destaque a necessidade de uma governança multidisciplinar, orientada à preservação de direitos e à incorporação de aspectos éticos desde a concepção das tecnologias.
Na sequência, o debate sobre incidentes de segurança reforçou a importância da comunicação adequada e assertiva, da gestão preventiva de riscos e do aprimoramento contínuo dos programas de governança em privacidade. Nesse contexto, destacou-se o papel estratégico do Encarregado como elemento de conexão entre as diferentes partes envolvidas, contribuindo para decisões mais qualificadas e orientadas à proteção dos titulares.
Por fim, o debate sobre o ECA Digital e a LGPD abordou os desafios da proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. O encontro reforçou a necessidade de que novas tecnologias considerem a jornada e o estágio de desenvolvimento desses usuários, incorporando medidas de proteção desde a concepção dos sistemas, controles adequados, boas práticas e mecanismos voltados à proteção integral desse público.
A participação de Cathiani Bellé reafirma o compromisso do INPD com o fortalecimento da cultura de privacidade, o aprimoramento da governança e a proteção de dados diante dos desafios regulatórios, tecnológicos e éticos da transformação digital.



Comentários